MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Medicina Tradicional Chinesa procura o equilíbrio da energia vital existente no nosso organismo, porque toda a doença não é mais do que um estado de desarmonia.
Os métodos de diagnóstico e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, centram-se no paciente como um todo físico, mental e emocional, encarando cada pessoa como única na elaboração do plano de tratamento, sempre em busca de respostas para melhorar o seu bem-estar.
Atua com a seguinte visão terapêutica:
-
Autorregulação do organismo: procura as causas do desequilíbrio, não se limitando apenas a tratar os sintomas, o que garante um restabelecimento sustentado e duradouro.
-
Visão holística: trata o corpo, a mente, as emoções e o espírito como um sistema integrado, e analisa cada paciente como um ser único conectado com a natureza.
-
Prevenção: numa abordagem de saúde e bem-estar, promove a auto-análise dos hábitos de vida e antecipação dos possíveis desequilíbrios causadores de doença.
ACUPUNTURA
A Acupuntura é uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, das mais conhecidas no mundo ocidental, que consiste na estimulação de pontos específicos localizados no corpo, através de agulhas muito finas e descartáveis. Esta estimulação, tem a capacidade de regular o fluxo de energia do organismo, ao longo de canais energéticos denominados de meridianos.
ACUPUNTURA A LASER
Acupuntura a Laser é uma síntese entre o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa e a fototerapia moderna de alta tecnologia.
Através da aplicação do laser, ocorre uma ativação direta e primária do metabolismo celular, pelo que o processo se traduz num conjunto de efeitos dos quais se destaca a ação:
-
Anti-inflamatória
-
Analgésica
-
Regenerativa
-
Aumento da circulação
-
Anti-edema
A acupuntura é indolor, pode ser aplicado em crianças e pacientes mais sensíveis.
Eletroacupuntura
A Eletroacupuntura atua através da aplicação de impulsos eletromagnéticos em forma de corrente elétrica, sobre as agulhas situadas em pontos de acupuntura, canais de acupuntura e outras zonas do corpo.
Esta técnica potencia a ação terapêutica da Acupuntura, ao produzir efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, neuro-regulatórios e homeostáticos.
Auriculoterapia
A Auriculoterapia induz a estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos.
A orelha é um microssistema, ou seja, em si está representado todo o corpo, pelo que contém pontos e áreas reflexas que contactam com o Sistema Nervoso Central.
A estimulação pode ser feita por agulha de acupuntura, laser, eletroestimulação, moxabustão, sementes de mostarda, esferas metálicas ou cristais radiônicos.
Moxabustão
A Moxabustão é uma prática bastante antiga e consiste na aplicação de calor, através de um bastão com ervas medicinais. Pode ser indicada para diversos problemas de saúde, tanto físicos como emocionais.
Dependendo do tratamento, a aplicação pode abranger uma área, assim como pontos de acupuntura, atuando pelo calor e pela ação terapêutica da planta, por norma a artemísia.
São vários os benefícios da Moxabustão, que se destaca como sendo analgésica, anti-inflamatória, vasodilatadora e estimuladora da circulação sanguínea.
Ventosas
A Ventosaterapia é uma técnica na qual são criados vácuos por sucção da pele. A pressão causada pelas ventosas estimula a circulação sanguínea, permitindo libertar toxinas e aumentar a oxigenação dos tecidos.
Os principais benefícios da Ventosaterapia são:
-
Desintoxicação do organismo
-
Aumento da circulação sanguínea local
-
Eliminação de contraturas musculares
-
Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações
-
Relaxamento do corpo e da mente
Tui Na
O Tui Na é uma terapêutica orientada pelos princípios do diagnóstico da Medicina Chinesa, para definir as técnicas de massagem e manipulação a serem utilizadas em cada tratamento.
A sua ação abrange problemas musculoesqueléticos e de medicina interna, sendo eficaz não só na recuperação como na prevenção de diversas patologias.
Através da estimulação de pontos de acupuntura e meridianos, aplicadas em áreas específicas do corpo, o Tui Na tem a vantagem de contribuir para o equilíbrio físico e emocional.
Farmacopeia
A Farmacopeia Chinesa consiste na utilização de substâncias naturais com propriedades terapêuticas, para promover o restabelecimento do equilíbrio do organismo.
Com base no diagnóstico, o plano de tratamento pode incluir fórmulas da Farmacopeia Chinesa, que vão atuar na origem do problema e/ou nos sintomas apresentados. Estas prescrições reforçam a eficácia do tratamento e combinam perfeitamente com todas as técnicas anteriormente referidas.
Alimentação
A Medicina Tradicional Chinesa relaciona as características dos alimentos, com os seus efeitos sobre o sistema energético humano, permitindo assim ajustar as condições do organismo.
Todos os alimentos são classificados pela sua natureza, tropismo, sabor, direção e função, pelo que um diagnóstico apurado pode recomendar quais os alimentos mais benéficos e os mais prejudiciais, para restaurar o equilíbrio energético.
Algumas das patologias em que a
Medicina Tradicional Chinesa pode intervir:
-
Dor lombar, dorsal, cervical, ciática
-
Distúrbios articulares do ombro, joelho e anca
-
Artrite Reumatóide
-
Fibromialgia
-
Cefaleias e Enxaquecas
-
Rinite, Sinusite e Asma
-
Irregularidades Menstruais
-
Menopausa
-
Estados Depressivos
-
Insónia, Ansiedade e Stress
-
Dermatite e Acne
-
Obstipação e Diarreia
-
Má Circulação e Retenção de Líquidos
-
Obesidade e Anorexia